sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Tutor, quem é você???

Através de uma música de Chico Buarque, a colaboradora Carolina Engler apresenta quem são e o que precisam ter os tutores nas organizações que implementam o e-learning.

Tomo emprestado os versos de Chico Buarque para falar com você sobre o Tutor.

Quem é você, diga logo...que eu quero saber o seu jogo

Após períodos conturbados, podemos dizer que o e-learning já está consolidado nas organizações. A maioria sabe o que quer e como implantá-lo, porém estamos caminhando para uma nova fase.

Muitos gestores vêm fazendo a pergunta: como faço para que meus colaboradores realmente façam os cursos? Não quero que somente simulem. Sempre existe a desconfiança de que alguns poucos completem os cursos e transmitam as respostas para os outros a fim de que cumpram os requisitos necessários para atender as exigências e galgar a escala de competências.

Atualmente tem-se falado em tutores, mas, onde se enquadram no processo? Quem são eles? Quais as competências necessárias para ser um tutor? Quais são suas habilidades?

Quem é você, diga logo... que eu quero saber ...

Estas perguntas são freqüentes quando, em minhas consultorias, explico a necessidade deste ator.

O tutor é a figura que transcende o professor.
Ele é quem motiva, quem anima, quem faz com que os alunos se interessem e permaneçam no curso.

O tutor é aquele que, no grupo, faz com que os participantes discordem, concordem, gostem, desgostem e compartilhem suas opiniões e idéias. Ele abre portas e janelas através das quais se estabelece o diálogo e o crescimento.

O tutor é o principal responsável pelo sucesso do aluno e do curso.

Algumas qualidades necessárias para ser um tutor: satisfação, motivação, cooperação, espírito de colaboração e conhecimento, além, é claro, de uma boa formação para exercer esta função.

O tutor é um mediador do processo, um motivador, incentivador, instigador, sendo assim é um sujeito ativo que atende as necessidades individuais e do grupo, portanto precisa ser dinâmico e ter sensibilidade.

O tutor não é um messias, mas um sujeito com atitudes concretas de liderança, de estratégias, de solidariedade, de ética e de motivação.

Que hoje eu sou da maneira que você me quer
O que você pedir eu lhe dou

O Chico sempre soube das coisas......



* Carolina Engler é matemática e pedagoga, com especialização em Gestão de EAD e mestrado em Psicologia da Educação. Professora de pós-graduação no curso de Gestão de Recursos Humanos. Atualmente está se preparando para obter certificação junto ao PMI – Project Management Institute. Se apresenta como uma “Player” em planejamento, desenvolvimento e implementação de projetos de E-learning junto às organizações. Por ser uma profissional da nova geração que conhece as novas tecnologias e suas vantagens, além de instructional designer para o desenvolvimento de conteúdos e gestão de pessoas, fornece uma solução holística em seus projetos.

* Texto retirado do site: http://www.intranetportal.com.br/colab1/tutor

2 comentários:

  1. Fernanda!
    Parabéns!
    Utilizou da poesia para falar da sua função de tutora, ficou demais!
    Estou maravilhada com o relato da sua experiência, nele percebo o seu crescimento profissional.
    Beijos,
    Luciana

    ResponderExcluir
  2. Querida Fernanda,

    Amei o relato de sua experiência como tutora na EaD da Unifei...

    Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir